Poesia Gótica + linguagem moderna = Poesia Paralela
Poesias que fluem da alma, muitas vezes sem explicação, mas muitas vezes delimitando o caminho

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Comportamento

Os últimos dias transcorreram tão rápido, que não consegui acompanhar todas as mudanças que aconteceram; inclusive em mim. Na verdade, tudo está sujeito às mudanças; nada escapa pois nada é imutável neste mundo.
Insistir em não mudar, é lutar eternamente contra um rio de mercúrio que corre sem interrupção, nem destino. É inútil. Hoje, a resolução do mundo pra tudo é se adaptar.
A adaptação às circunstâncias é uma situação que só depende de cada um; mas isto influencia total e diretamente uma determinada estabilidade ou instabilidade de ações. Você se adaptar à uma situação, significa que você a aceitou como ela é, pelo menos por um tempo; a não adaptação te coloca fora do meio de ligação com esta realidade que você não aceitou. Você se desloca, se coloca fora da situação.
Muitas vezes, e mais do que imaginamos, colocamos nossa vida no limite do aceitável em função de requisitos que nos são cobrados pela própria atmosfera que criamos. Estar a um passo da decisão que com certeza vai mudar tua vida para sempre não é fácil, por mais que você tenha vontade de tornar isto realidade. Isto é sempre muito mais acentuado quando envolve outra pessoa, que é a parte mais importante de todas as suas decisões. Não é uma questão de trocar o certo pelo duvidoso, ou o estável pelo novo; é uma questão de trocar sua caixa de jóias por um tesouro gigantesco escondido dentro de uma pirâmide. Não tem como se questionar se é vantajoso ou não; isso só é possível dentro da materialidade, mas quando se trata de sentimentos, a escolha já está feita a partir do momento em que te surge a primeira dúvida.
Dúvidas não podem existir; a partir do momento em que tenhas uma única dúvida se amas de verdade ou não, significas que existe uma chance de estar errado. Com o passar do tempo, essa possibilidade se transforma numa imensa lacuna vazia em tua vida, que mais tarde será um abismo entre um elo onde não poderia haver espaço sobrando.
É complicado falar sobre escolhas, pontos de vista ou provas.
Uma coisa é real; nunca force à prova teu amor por alguém, ou vice-versa. Colocar o amor à prova, é estar abalando o único alicerce real que existe dentro dele: a confiança.
Não existem provas para amar; não é possível provar que se ama. Ou você confia no amor de alguém, ou não confia. A não confiança, significa dúvidas. Então quando você duvida, na verdade você está colocando um bloco separando duas vidas, porque não há como se provar o amor, a não ser pela confiança. A confiança, com o tempo, leva às atitudes, que traduzem para o mundo real onde vivemos as emoções, sentimentos, em suas formas mais puras de expressão.
Podes duvidar da minha integridade, que tenho como te provar o contrário; podes duvidar da minha coragem, que tenho como te provar o contrário; podes duvidar da intenção da minhas ações até, que tenho como te provar o contrário. Mas, se duvidas do meu amor, está fora do meu alcance encontrar uma forma material para te provar o contrário. Eu poderia usar mil modos para isto, mas nada garantiria que eu estaria sendo sincero e honesto; isto é apenas ilusão.
Existem coisas que podem ser mudadas, outras que tem que ser adaptadas, e outras que nunca irão acontecer. Temos que estar sempre prontos para encarar todas elas, pois elas se revelam aos poucos em nosso íntimo, nas mais profundas da nossas sensações.
Amar. Amar não precisa de mudança, nem de adaptação. Ou existe, ou não existe. Sem meios termos. Por isso, amar-te é tão fácil para mim, pois não existem dúvidas em minha alma; mas fazer-te acreditar em uma palavra sequer do que falo, isso sim é difícil, pois, por mais que eu tente, se você não quiser, nada irá te provar isso. Pois é uma questão de querer ou não, e tu não queres esta opção para tua vida.
Meu caminho já é uma linha traçada, muitas vezes torta e quebrada, mas eu sei por onde e como devo ir; sei o que tenho que respeitar. Nada que disseres irá mudar minhas certezas, até que proves o contrário, se conseguires. Assim com não consigo te provar nada, tu também não tem como me provares nada.
Não é de meu costume editar frases de outros autores, mas faço uso aqui de uma frase de uma música, que acho que resume tudo:
“Verdadeiro é meu amor, o sentimento foi real quando eu te entreguei tudo aquilo que há em mim; pode até não parecer se o mal que há em mim faz doer o teu coração... minha triste imperfeição”. – Rosa de Saron

Nenhum comentário:

Postar um comentário